Adriano Tadeu Barbosa, que assina uma coleção cápsula de óculos exclusivos para a EXAIXO, fala um pouco sobre luxo, estilo, comportamento e o início de sua carreira.
EXAIXO: Sabemos que você trabalha em diversas frentes no mercado de luxo e marketing pessoal. Conte-nos um pouco sobre você e seu trabalho.
Adriano: Eu comecei tudo em 2006, quando saía da faculdade para o mercado de trabalho e quis logo enfrentar a cidade grande, pois sou do interior de MG. Nessa época, eu chegava nos processos seletivos e me deparava com ótimos candidatos e com muita qualificação técnica, o que me fez descobrir o marketing pessoal e me destacar com características únicas e só minhas.
Foi o que me trouxe à Curitiba em 2007, onde desenvolvi uma carreira corporativa e inaugurei a Ponto Pessoal em 2010. Ainda hoje, o primeiro portal, revista e escola digital com presença em boa parte do território brasileiro e em Portugal, ao lado de profissionais formados por mim e que buscam realizar no marketing pessoal a melhor comunicação de cada cliente ao se posicionar no mercado em que estão.
O contato com o mercado de luxo foi em 2013, quando se instalou em Curitiba um shopping de altíssimo padrão, o que abriu possibilidades de ensinar às pessoas o que o mercado exigia. Em 2014 fui até Paris estudar o assunto, onde cheguei a supervisionar um curso de especialização na área. Hoje, aliar o novo luxo ao comportamento das pessoas ao se venderem no mercado é o foco do meu trabalho.
EXAIXO: De onde surgiu a ideia de assinar uma linha de óculos para a EXAIXO e como começou a parceria com a marca?
Adriano: Eu fui apresentado à marca por uma amiga em comum e logo me encantei pela proposta e qualidade dos produtos. Depois que ganhei o primeiro relógio, não tirei mais ele do pulso e onde eu ia, mostrava às pessoas que conhecia. Em uma de minhas aulas conheci uma pessoa que representa peças exclusivas de óculos de extrema qualidade.
Foi quando apresentei as duas marcas e, por intermédio, uma proposta de assinar uma coleção cápsula entre elas. Tudo foi logo aceito e as peças são sucesso de vendas e design entre seguidores da marca e meus, que enviam semanalmente suas fotos nas redes sociais em seus momentos usando os óculos EXAIXO assinados por mim.
EXAIXO: Como foi o desenvolvimento e escolha dos modelos?
Adriano: Nós buscamos referências do comportamento masculino e feminino nos acessórios, principalmente dos óculos, e identificamos que os redondos estão em alta por proporcionarem leveza e muito estilo a quem os utiliza. São atuais, dinâmicos e expressam criatividade com um toque de elegância na medida certa.
Escolhemos os tons de azul e preto porque são cores que possibilitam várias combinações. E não somente os óculos foram pensados, mas também sua caixa, pois quando não utilizada, ela se fecha inteira, proporcionando ainda mais leveza e facilidade para carregá-la. São óculos para o dia a dia e para viagens especiais, assim como a que fiz recentemente.
EXAIXO: Qual a importância dos acessórios para você?
Adriano: Eles imprimem estilo, atenção, carinho com a própria imagem e respeito com o próximo, pois quem se alinha com acessórios, geralmente são pessoas que se cuidam, que pensam em mostrar características marcantes ao encontrar outras pessoas e que sabem construir uma imagem de sucesso em suas estratégias de marketing pessoal.
Ao falar de acessórios masculinos, os relógios e óculos são as peças fundamentais e muitas vezes consideradas as joias masculinas.
EXAIXO: Como você define seu estilo?
Adriano: Mais do que eu mesmo falar do meu estilo, pedi para a stylist que me acompanha, Andrea Gappmayer, para defini-lo: “O estilo do Adriano pode ser definido como clássico & cool. Ele tem uma tendência a amar tudo de mais aristocrático, mas também tem uma veia bem moderna.
Desde que começamos a trabalhar, ele tem estado cada vez mais aberto a esses twists de moda. Como ele já fez o estudo de coloração pessoal, usamos esse estudo pra ver quais cores sobressaem ainda mais o estilo dele. Uma sugestão de looks para os vídeos são as cores mais claras e pastel, que abrem o rosto e os traços dele”.
EXAIXO: O que costuma usar no dia a dia?
Para o dia a dia, minha stylist Andrea Gappmayer e eu estamos trabalhando com peças estruturadas e muita alfaiataria renovada, que é a tendência do ano. Nos acessórios, amamos detalhes, como meias coloridas, lenços refinados para o bolso do blazer, os óculos e relógios que são da EXAIXO. Amamos óculos de grau com armações descoladas, que rejuvenescem o clássico de camiseta com calça alfaiataria e Oxford no pé.
EXAIXO: Como você define o luxo nos dias de hoje?
Adriano: Algo totalmente simples e que traz emoção genuína, como colher lembranças e memórias com pessoas que realmente escolhemos estar ao lado em locais que nos inspiram, sempre em contato com a natureza, mesmo que com muita tecnologia, mas em momentos únicos. O luxo, mais do que ter tempo, para mim é viver o tempo que temos, sejam dias ou até mesmo minutos, estando conscientes do que fazemos no exato momento que fazemos. Assim, conseguindo responder o porquê das coisas e situações e somando tudo isso ao nosso repertório de vida.
EXAIXO: Por que o consumo consciente vem ganhando cada vez mais adeptos nos dias de hoje e como você enxerga a EXAIXO nesse contexto?
Adriano: A EXAIXO é uma das marcas que escolhi ter ao lado justamente porque consegue traduzir momentos de forma elegante sempre que estamos ao lado dela. É uma marca que nos possibilita ter vários relógios em um de forma minimalista, em diversos lugares e com pessoas distintas. Sempre fazendo perceber sua proposta: a de aliar design à flexibilidade. Isso é o que mais me encanta nos relógios e também nos óculos, assinados por mim e isso é também consumir com consciência e com infinitas possibilidades.